top of page
Pilates

 

È um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente. Foi criado por Jospeh Pilates, que definiu seu método como CONTROLOGIA ou seja, a arte de controlar seus movimentos.

O Pilates por trabalhar o corpo como um todo, melhora a postura, buscando o equilíbrio muscular e desenvolvendo uma consciência corporal com ganho de Flexibilidade, Força, Equilíbrio, Coordenação e Concentração.

 

 

Princípios

- Concentração : os exercícios devem ser realizados com a atenção voltada para cada parte do seu corpo, para que o movimento seja feito com maior eficiência possível.

 

- Controle: na execução de cada movimento a fim de alcançar a harmonia e aprimorar a coordenação motora evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.

 

- Precisão: consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.

 

- Centralização: chamado de POWER HOUSE ou centro de força, é a ativação consciente de um conjunto de músculos que formam uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e dos órgãos internos, seu fortalecimento e consciência proporciona a estabilização do tronco.

 

-Respiração: deve ser coordenada com os movimentos, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores da coluna e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais.

 

- Fluidez: o movimento deve ser de forma controlada e contínua a fim de exibir qualidade, fluidez e leveza ao movimento.

Indicações

São indicados para todas as pessoas de qualquer idade. Homens, mulheres e crianças que já praticam atividade física, para os que não a praticam a muito tempo e até para aqueles que nunca praticaram nenhum tipo de atividade física.

 

Idosos: O Pilates é uma forma de exercício de baixo impacto, ideal para quem tem problemas de saúde ou que não tem feito qualquer exercício recentemente.

 

Jovens: Podem aprender padrões de movimentos mais saudáveis e adquirir força e flexibilidade com o método Pilates.

 

Crianças e adolescentes: Aprendem os limites do próprio corpo, desenvolvem os músculos e ganham flexibilidade e boa respiração se praticarem os exercícios de Pilates.

 

Gravidez e Pós parto: Entre as 13ª semana e a 40ª semana de gestação e após 1 mês do parto, a mulher pode praticar Pilates para facilitar o parto ou recuperar a forma física no pós parto, fortalecer os abdominais e dos músculos pélvicos que ajudam no tratamento da incontinência urinária.

 

Recuperar de uma lesão: A prática de Pilates pode ajudar a recuperar a força e mobilidade após um trauma, ou após lesões como tendinites.

 

Reabilitação:  o Pilates é utilizado para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimento.

 

Atletas: Pode ajudar a diminuir as lesões do esporte acrescentando o Pilates ao treino normal.

bottom of page